Convidados Especialistas

Casemiro_Tercio

Casemiro Tércio Carvalho – diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)

Engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pela Advanced Management Program (AMP) da IESE Business School. Foi presidente do Porto de São Sebastião e ex-diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, além de sócio-fundador e head de infraestrutura da Garín Investimentos e do Bureau da Engenharia.

Julio_Castiglioni

Julio Castiglioni – diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)

Procurador do Estado desde 2005, Castiglioni atuou como Chefe da Procuradoria de Consultoria Administrativa e como diretor da Agência de Regulação de Serviços públicos do Espírito Santo (ARSP-ES), trabalhando na regulação de infraestrutura de saneamento básico, rodovias concedidas e gás natural canalizado. Castiglioni é ainda graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Antonio-Passaro

Antonio Passaro – CEO da Brasil Terminal Portuário

Antonio Passaro é CEO da Brasil Terminal Portuário e possui vasta experiência em projetar, implementar e gerenciar terminais portuários de contêineres e seus serviços auxiliares por meio de Gestão Interina ou Gerenciamento de Implementação de Projeto. Sua alta habilidade de liderança permite definir, organizar e implementar planos de negócios realistas a longo termo com estratégias correspondentes, assegurando a máxima produtividade de equipamento e pessoas com base em trabalho em equipe. Passaro possui PhD em Economia e Comércio Internacional pela New York International University e é fluente em diversas línguas, permitindo abordagem direta a pessoas e uma boa comunicação com empregadores e autoridades, bem como funcionários.

roberto

Roberto Teller - Presidente da Libra Terminais Santos e do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo)

Roberto Teller é formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Faculdade de Engenharia Industrial (FAI). Iniciou sua carreira em 1989, como engenheiro eletrônico da Itautec Informática. Passou por diversas empresas, dentre elas o Grupo Serv, a Neo Business e o Frigorífico Mercosul, onde atuou como Diretor de Supply Chain & Exportação. Em 2011, ingressou no Grupo Libra como Diretor Geral da Libra Terminais Santos, onde no momento atua como Presidente. Em 2015, o executivo foi eleito o novo presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

tetsu

Tetsu Koike - Analista da Secretaria Nacional de Portos

Tetsu Koike, graduado em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia Industrial na área de Logística pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, da França. Tetsu atua no departamento de informações portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República. Nos últimos anos, tem se dedicado e especializado em políticas, programas e projetos de Governo voltados à logística, tanto no aspecto de infraestrutura, quanto de melhoria de processos e sistemas da informação, principalmente aplicados à exportação e importação de bens. O objetivo é desenvolver políticas, programas e projetos que permitam reduzir custos e tempos operacionais para exportar e importar pelo modal marítimo, por onde circulam 95% do volume de carga do Comércio Exterior Brasileiro.

Germaine

Germaine Robinson - Sócia Proprietária da GLR Serviços 

Germaine Lillian Robinson é engenheira civil, com Mestrado em Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro, e desenvolveu sua carreira em Logística Portuária e Legislação Alfandegária, com ênfase em Tecnologia da Informação e Segurança de Informações para soluções portuárias e de transportes.  Antes mesmo de se tornar Auditora Líder Certificada para Segurança de Informação ISO27001, enquanto trabalhava como consultora na Geipot, participou em projetos relacionados à implementação dos Terminais de Carga Vinculada de Portos Prioritários no Interior. De 1987 a 1998 trabalhou como Diretora Executiva de TI do Grupo Mesquita,  e em 1998 atuou como Integradora de Sistemas para a TOS Solutions (Terminal Operational Systems) e Sistemas de Controle Alfandegários no Porto de Santos. Desde então, está envolvida com assuntos alfandegários, tecnologia e segurança da informação para ABTRA, ABRATEC, Santos Brasil, Libra Terminals, Usiminas / Cosipa e Sindamar. Mais recentemente, tem dado suporte como consultora da BTP, sendo responsável pelo processo de autorização da BTP com a alfândega, MAPA e ANVISA.

omar

Omar Silva Júnior - Secretário de Porto, Indústria e Comércio da Prefeitura de Santos

Natural de Araxá, Minas Gerais, Omar Silva Júnior fez carreira profissional na Usiminas, após graduar-se em Engenharia pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Ex-presidente da Cosipa de 1977 a 2005, o engenheiro eletricista Omar Silva Júnior, casado, ingressou na Usiminas em 1972. Em 2005, com a incorporação da Cosipa pela Usiminas, tornou-se diretor industrial das siderúrgicas de Ipatinga e Cubatão. Aposentou da empresa em 2011 como vice-presidente. Fundou e presidiu a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Foi eleito "Executivo do Ano" pelo Ciesp/Fiesp (2001), Líder Empresarial do Fórum de Líderes (2002) e "Personalidade de Tecnologia" pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Atualmente é Secretário de Porto, Indústria e Comércio da Prefeitura de Santos.

rodrigo

Rodrigo Lopes Salgado – Sócio Diretor da T2S Tecnologia

Rodrigo Salgado é engenheiro de computação com 16 anos de experiência. Possui MBA em Negócios Internacionais, graduado pela Fundação Getúlio Vargas, tendo trabalhado tanto no mercado educacional quanto no setor portuário. A T2S é uma empresa de TI especializada que fornece desenvolvimento, integração, externalização e customização exclusivamente para a indústria portuária. Rodrigo Salgado trabalhou em  muitos projetos dos mais importantes e movimentados terminais de contêineres da América Latina, tais como Santos Brasil, BTP, TCP, Ecoporto, Tecon Suape, Tecon Rio Grande e Tecon Salvador, incluindo 5 goLives bem sucedidos de TOS (Terminal Operating System). Também é professor com mais de 10 anos de ensino no estado de São Paulo e membro do Inova Paula Souza e professor titular da Fatec de Praia Grande.

Eduardo-Lutoza

Eduardo Lustoza - Diretor de Portos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos

Engenheiro Consultor, especializado em Porto, Retroporto, Transporte e Logística. Vivencia portuária e retroportuária com empresas como a Columbia, Deicmar, Rio Cubatão, Libra e Fassina. Perito Judicial Ambiental, atuante no Parque Estadual da Juréia. Desenvolvedor de Projetos, com experiência no start up e implantação de novos negócios. Professor de Logística da Fundação Estudo do Mar, Diretor de Portos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos e Diretor do COMDEMA Santos pelo CREASP. Diretor da Elus Engenharia e Consultoria. Diretor de Tecnologia da HLP Group, empresa atuante no ramo de mineração, saneamento, construção civil, terraplenagem, meio ambiente, porto e retroporto, empreendimentos e tecnologias.

Eduardo-lopes

Eduardo Lopes - Consultor e ex-Secretário de Portos de Santos

José Eduardo Lopes foi Secretário de Assuntos Marítimos e Portuários da Prefeitura de Santos de 2013 a 2016. Atuou como Diretor de Operações da Fertimport por 19 anos e atualmente é Diretor Executivo da Brazil P&I, empresa que valoriza o desenvolvimento da equipe e investe em tecnologia para crescimento em ambiente inovador e sustentável, buscando a expansão de seus parceiros de negócios, tais como Britannia, Osprey e Tokio Marine.

mike

Mike Sealy – Gerente Geral da Stolthaven

Com formação em Engenharia de Processos e uma bem sucedida carreira no exterior, Mike Sealy foi nomeado Gerente Geral da Stolthaven Santos em 1999. Trouxe uma bagagem forte no gerenciamento de terminais, tendo trabalhado para os grupos HCI e Van Ommeren por mais de 20 anos em suas instalações no Brasil e em outras partes do mundo.

Carlos

Carlos Kopittke - Presidente da ABTL (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos)

Carlos Kopittke foi Diretor Comercial da Companhia Docas do Estado de São Paulo durante 7 anos, sendo responsável por atrair novos negócios, pelos processos de licitações de novas áreas e por interagir com o mercado como um todo. Durante este período, fez investimentos de cerca de 2 bilhões de dólares em terminais portuários de contêineres, veículos, grãos e açúcar, participando e negociando a expansão e modernização de terminais existentes, bem como discutindo aspectos técnicos e econômicos para novos investimentos. Atualmente, é Presidente da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos, cujo objetivo é oferecer apoio técnico e institucional para viabilizar o atingimento dos mais altos padrões de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente, bem como o incremento da competitividade e rentabilidade dos associados em linha com os melhores terminais congêneres internacionais.

Wagner-Pereira

Wagner Pereira

Bacharel em Sistemas de Informações pela FATEC-SV, MBA em Gestão Portuária pela UNISANTOS. Já atuou como Gerente de Tecnologia da Informações de terminais portuários como Integral Terminais – Grupo Lachmann, Transbrasa e Grupo Libra, sendo responsável pelo plano estratégico destas áreas. Atualmente é engenheiro responsável pelo suporte do TOS da empresa Navis junto aos clientes brasileiros.

Aureo-Pasqualeto

Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo

Diretor Técnico-Cultural da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Engenheiro mecânico, formado em 1975 pela Universidade Santa Cecília. Engenheiro  de segurança do trabalho, formado em 1976. Engenheiro civil, formado em 1984. Possui Mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica de São Paulo.

Paulo-Alexandre-Barbosa

Paulo Alexandre Barbosa

Prefeito eleito de Santos pelo PSDB. Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foi também Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e secretário-adjunto da Educação. É advogado, formado em Santos.

Marcio-Esteves

Marcio Esteves

Presidente da Mareste Telecomunicações. Possui mais de 17 anos de experiência em telecomunicações via satélite. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense.

 

Francisco-Nogueira

Francisco Nogueira

 Vereador eleito para a Câmara Municipal de Santos. Presidente do Sindicato e da Fundação Settaport (Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo).

Sergio-Aquino

Sergio Aquino

 

Presidente da FENOP (Federação Nacional dos Operadores Portuários), advogado e administrador de empresas, formado pela Universidade Católica de Santos, com especialização em Planejamento Estratégico e Econômico Financeiro, pela Open University of New York. Entre 2005 e 2012 foi Secretário Municipal de Assuntos Portuários de Santos. É um dos fundadores da ABTL – Associação Brasileira de Terminais de Líquidos, tendo exercido a Presidência por oito anos.

Alexandre Esse

Alexandre Esse

Gerente Comercial de Portos & Terminais na Kalmar Americas. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Braz Cubas.

Edson Freire

Edson Freire

Diretor Operacional da Toledo do Brasil, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 30 anos de experiência em distribuição, comercialização e elaboração de especificação de produtos; posicionamento de produtos no mercado a partir da análise do composto de marketing; produção de conteúdo para divulgação no mercado.

Paulo Queija

Paulo Queija

Consultor e Palestrante da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Lusíada, Practitioner e Trainer de Programação Neurolinguística e Facilitador do SEBRAE.

Marcelo Neri

Marcelo Neri

Presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo e Presidente da Alphamar Agência Marítima. Formado em Comércio Internacional pela Fundação Getúlio Vargas.